A História do Kombucha no Ocidente

Cultivada há milênios por várias culturas principalmente no Oriente, o Kombucha até mesmo citado na Bíblia. Adotada durante os anos 60 e 70 pela geração hippie que resgatou praticas nutricionais naturais, tomou escala global recentemente. Partindo de práticas artesanais, algumas startups começaram a levar a bebida ao público em geral, e hoje oferecem uma alternativa saudável, orgânica e extremamente saborosa à refrigerantes, sucos artificiais e bebidas com conservantes e aditivos químicos.

Há cerca de 20 anos, um jovem de 17 anos, chamado George Thomas “GT” Dave, que conheceu o Kombucha através dos pais, começou a produzir de forma caseira e vender para lojas de produtos naturais. Os produto voava das prateleiras e, em pouco tempo o GT’s Kombucha cresceu à medida que mais e mais pessoas conheciam e provavam a bebida. À medida que celebridades como Madonna, Gwyneth Paltrow, Reese Witherspoon descobriram o kombucha e começaram a ser fotografadas e também a propagar seus benefícios, a bebida começa a ser mais conhecida do grande público. A rede americana Whole Foods deu projeção nacional nos Estados Unidos à marca de GT e à muitas outras que se seguiram. Em 2015 o mercado de kombucha nos Estados Unidos foi avaliado em US$600 milhões (saiba mais sobre a história do crescimento da bebida nos Estados Unidos neste artigo da revista Inc.).

No Brasil, a falta de opções já prontas faz com que quem deseje consumir o kombucha tenha que fazer a preparação caseira. No entanto algumas empresas também já começam a fazer como GT no mercado americano e buscam levar de forma prática e acessível a bebida ao grande público, a partir de produção artesanal. Saiba quais aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s